sábado, 22 de dezembro de 2007

Filhós


É sem dúvida o meu doce preferido de natal.

A minha avó também fazia. Algumas sem açúcar. Enquanto toda a gente as polvilhava com açúcar, eu fugia para a cozinha e polvilhava-as com sal. No fim de um natal apanhei a minha avó a fazer exactamente mesmo. Afinal não era só eu. Mais ninguém fazia assim. Agora já não há filhós da avó. E as que há já não cheiram a filhós e já não sabem as filhós da avó.

Mesmo assim continuo a comê-las. Fecho muito os olhos, tapo as orelhas e imagino-me na cozinha da minha avó, com a filhó na mão e o sal na outra.

4 comentários:

Mafalda disse...

A minha avó também fazia.
Eu não gostava muito.
Mas adorava ficar a ver a minha avó fazê-las.
Um ritual que se repetia todos os natais.

E agora, que as nossas avós partiram, tudo perde o gosto.

E sobretudo no Natal, tudo aquilo de que gostávamos só nos sabe a saudade. A uma imensa saudade.

Beijinho muito grande.

PS - Tu andavas a beber? Comer filhós com sal? Só tu. Só mesmo tu...

Mafalda disse...

Ó monguita reparei agora no tamanho do alguidar que a dona senhora fazedora de filhós tem na mão.

Que coisa monstra!

Pronto, era só isso.

Beijinho na bochecha esquerda (para combater os dias de m....)

Ele há horas assim... disse...

hummm...não é que eu fiquei com vontade de comer uma??
:)

Feliz Natal com muitas prendinhas!

seni disse...

Obrigada. Bom Natal. =)*