sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Fotografias


Nunca gostei muito de fotografia. Odeio aquelas fotos de casamentos, baptizados, festas, e afins. Onde está tudo à espera do flash da máquina agora digital. Continuo a preferir guardar cá dentro. No coração, na cabeça. Só aí fica registado o que senti na altura, seja quando a mãe partiu a fatia de bolo, quando a mana chorou com a água que o padre deitou (em que eu disse ao avô que quando fosse grande ia bater no padre, ninguém molha a minha irmã!), quando recebi o diploma da escola primária...

Agora percebo porque é utilizada como arte, percebo também o prazer que me dá desfocar fotos, pô-las a preto e branco, em tons de castanho, no fundo do ambiente de trabalho do computador. Mesmo assim não gosto de ver fotografias, não gosto de pegar no album e ver-me sentada ao volante do carro amarelo que o meu pai tinha, não gosto de ver os meus avós novinhos e pensar que nesta altura não aproveitei o que devia, não gosto de ver fotografias de amigos todos bonitos e pensar que podia não os ter vindo a conhecer. Não gosto de ver nem gosto de me ver.

Também descobri que adoro os vinte minutos que perco à procura de imagem que complete o que escrevo aqui, e que quase sempre ponho fotografia.

Acho que o problema é ver que toda a gente anda entusiasmada com fotografias, com máquinas xpto (xispêtêó), com efeitos mirabolantes. Eu se fotografo é porque me apetece, Como só digo o que penso quando me apetece, como só como se me apetece, como tu só lês se te apetece. Como isso.
Ps: esta imagem, parece foto, não sei se é. Como quase todas as que tenho guardadas foram tiradas de um sítio na net, de um blog, de um lado qualquer. Também não sei se tem a ver com o que escrevi. Mas já estava a pensar nela antes disto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá...li este post e estou contigo...em absoluto!
Detesto ver fotografias com pessoas em poses excessivamente teatrais e sorrisos de plástico, que não revelam nada da pessoa nem dos seus sentimento naquele momento...
Detesto ver fotos e não conseguir perceber o que estao aquelas pessoas sorridentes a sentir, ou perceber que estão a sentir uma coisa e mostrar outra...
De todas a fotos que tenho, as que mais gosto de são aquelas que foram tiradas de surpresa, em que olho para o ar..ou para dentro de mim porque estou a pensar, ou olho para uma pessoa com quem estou a falar, ou para algo ou alguém que estou a admirar...e a minha preferida é uma em que estou a rir à gargalhada com os meus amigos, por nenhuma razão em especial....e sempre que estou triste gosto de olhar para ela! Faz-me bem!...

Passa no meu blog: http://thecolorsofmysoul.blogs.sapo.pt

Um beijo*