sexta-feira, 4 de abril de 2008

Pé descalço


Quando era pequena, adorava andar de pé descalço. Gostava de sentir o fofinho do tapete, as cócegas da alcatifa, o frio do mosaico, o quente do chão ao sol, a dor das pedrinhas no caminho de terra batida… Mas, quando era pequena, não sabia o significado da expressão ‘pé descalço’ e para mim, todas as outras crianças, os adultos e os velhinhos, podiam tirar as meias e os sapatos, descalças as chinelas e andar descalços. Para mim, ao contrário do que as pessoas afirmam, o ‘fixe’ era andar com o pé descalço. A minha inocência não me permitia acreditar em desigualdades sociais, em probreza e em mendicidade.
Eu, na minha pequenez, achava libertador o pé descalço no chão e considerava sortudos todos os ‘pé descalço’ que encontrava na rua.
Mas eu, que hoje ando com meia e sapato, que trago o pé tapado ao frio e escondido ao calor, era inócua.

4 comentários:

Mafalda disse...

Porque é que nós temos de crescer?
Se ficássemos para sempre pequeninos, continuaríamos a acreditar que todas as pessoas são boas, justas, honestas, iguais e amigas.

Se não crescêssemos, não teríamos tantas vezes a alma descalça de esperança.

Beijinhos

paddy disse...

Eu ainda gosto de andar de pé descalço. Mas sem pensar no verdadeiro sentido da expressão.

beijo

Nuno T disse...

Não gosto nada de andar descalço! Quase que poderia dizer que... odeio?! lol

Em casa, ou ando com meias ou de chinelos. Mesmo no verão!

bjinhos***

Pipe Shadow disse...

Fora do sentido do post, posso afirnmar que sempre adorei andar descalço e ainda hoje o faço...
Adoro andar descalço no verão!

bjs