quinta-feira, 13 de março de 2008

Segredos


Segredos são tesouros mas guardar um tesouro é muito menos que guardar um segredo. Segredo é prova de confiança, prova de segurança, prova de fé. Quando ouço um segredo, guardo-o com a vida. Faço-me desentendida se preciso for, porque segredo não se conta: ouve-se, guarda-se, esquece-se.
Custa-me no entanto, que quando converso com alguém, me peçam segredo. Pensam o quê? Que vou por num jornal? Publicar numa revista? Fazer cartazes? Espalhar?
Se confiam em mim, se me mostram que sou digna de os ouvir, de poder partilhar com eles o que eles têm de mais sagrado, vou perder a oportunidade?
É por isso que não gosto de segredos. Gosto de conversas sobre assuntos secretos. De ouvir algo que ninguém sabe e ter a certeza que por mim não vão saber de certeza. Gosto de pensar que aquilo que sei é importante e que quiseram partilhar comigo. Gosto de secretismo sem que me digam nunca ‘isto é segredo, não contes a ninguém’.

Mas isso já agora, é segredo.

6 comentários:

Mafalda disse...

Como sei que gostas mto de FP, toma lá:

Tenho um segredo a dizer-te
Que não te posso dizer.
E com isto já to disse
Estavas farta de o saber ...


Beijinhos

Nuno T disse...

Já Freud dizia:

"Nenhum mortal pode guardar um segredo. Se a sua boca permanece em silêncio, falarão as pontas dos dedos..."

Mas podemos tentar! :)

Bjinhos***

Miguel F. Carvalho disse...

mas se as pessoas contam, continua a ser segredo?

a partir de quantas pessoas deixará de ser segredo?

se, por exagero, contasses o mesmo segredo a todas as pessoas do Mundo, passava a ser um segredo só delas?

paddy disse...

Um segredo só é segredo se ninguém mesmo souber.
Mas confiarem-nos um "segredo" sabe sempre bem.

beijinho

Pipe Shadow disse...

Se confias para contar,
Não necessitas de pedir segredo!
Deveria ser óbvio...

bjs

seni disse...

mafalda: Grande FP!

Nuno T: e continuamos a tentar...

Miguel f. carvalho: continua a ser segredo se as pessoas entre si, não souberem que as outras sabem o segredo. Deixa de ser secredo quando sabem mais pessoas que as essenciais. Não sei, provavelmente deixaria de ser meu.

paddy: é a velha história do 'se confias em mim, contas-me segredos'

pipe: subscrevo.

Beijinhos